top of page

Interpretação do Perfil Lipídico

O Perfil Lipídico é um dos principais exames de rotina para a avaliação do risco de doença cardiovascular.


Ele é composto pela dosagens das seguintes analítos:

  • Colesterol Total

  • HDL Colesterol (colesterol de alta densidade, que exerce um papel protetor, comumente chamado de Colesterol "Bom"

  • Triglicérides

  • LDL Colesterol (colesterol de baixa densidade, considerado o colesterol "Ruim"

  • não HDL Colesterol


A dosagem do Perfil Lipídico deve ser realizada no estado metabólico normal do paciente, isto é, não é necessário o jejum.


A interpretação dos resultados do perfil lipídico para adultos acima de 20 anos leva em conta os valores desejáveis para o Colesterol Total, HDL e Triglicérides, para todos os pacientes. é definido como uma categoria de referência.


Já os valores para o LDL e não HDL são definidos como metas terapêuticas, isto é, com base em uma classificação de risco realizada pelo médico (com critérios como doenças existentes como diabetes ou aterosclerose, antecedentes familiares, hábitos do paciente, entre outros) o valor a ser alvo para aquele paciente se modifica.

Um paciente com baixo risco de desenvolvimento de doença cardiovascular pode, por exemplo, ter seu LDL em níveis abaixo de 130 mg/dL. Já um paciente de muito alto risco deve mantê-lo abaixo de 50 mg/dL, para que reduza o risco de complicações cardiovasculares. Para esses dois parâmetros deve-se ter a avaliação do risco para classificação para, então, definir o valor alvo. Isso não quer dizer que um paciente saudável, sem antecedentes ou outros fatores de risco não possa ter seu LDL em níveis como 50mg/dL.


A imagem abaixo demonstra estes valores:


ree

Este modelo de interpretação do Perfil Lipídico foi definido com base em diferentes estudos e, desde 2017, está incluído nas diretrizes das Sociedades Médicas como sendo o modelo a ser utilizado pelos laboratórios do país.


 
 
 

Comments


drgustavocampana

Todos os direitos reservados
bottom of page